Provavelmente você já teve um pelo encravado em algum momento da sua vida. As vezes ele pode se parecer muito com um cravo ou espinha, geralmente avermelhado e dolorido na região onde se encontra.
Isso acontece quando o folículo piloso não encontra o "caminho correto" para sair da pele, e acaba obstruindo a passagem do poro entre a queratina (camada que se forma sobre a epiderme).
É uma condição que é comum e pode acometer a qualquer pessoa, de qualquer sexo e todas as idades em qualquer momento da vida. Porém, dependendo do caso e da pessoa, pode ocorrer mais usualmente em determinados lugares do corpo do que em outros.
Em homens, por exemplo, é mais comum que se encontre pelos encravados na região onde a barba cresce, como bochechas e pescoço. Nas mulheres em regiões mais delicadas, como axilas e virilha.
As causas podem varias bastante de caso para caso, podendo estar relacionada a falta de higiene e até influência das roupas usadas. Porém o causa mais comum é a forma errada de se depilar.
O que fazer para tratar
Uma das principais maneiras de se prevenir o aparecimento dos pelos encravados está associado ao cuidado com a pele. Dois costumes simples podem ajudar a acabar com este mal, que é a esfoliação e hidratação da pele.
Esfoliar e hidratar a pele são duas ações que combatem o pelo encravado e tudo que propicia esta condição, pois remove células mortas da pele (que entopem os poros) e também evita o ressecamento, prevenindo possíveis lesões.
Outras técnicas também podem auxiliar neste processo, principalmente relacionadas ao cuidado com o rosto e depilação, como por exemplo:
• Lavar o rosto com água morna e usar sabonete neutro, para facilitar a abertura dos poros; • Ao se depilar/barbear, passar a lâmina sempre no sentido de crescimento dos pelos, não contra; • Não utilizar lâminas com a pele seca; • Enxaguar o rosto com água fria, propiciando o fechamento dos poros.
Dermatologistas afirmam que o modo e tipo de depilação ideal varia de pessoa pra pessoa. Se esta é sua principal causadora de pelos encravados, consulte um dermatologista para que ele possa lhe ajudar da melhor maneira.
Comments