Após o outubro rosa, mês de conscientização ao câncer de mama, que visa salientar a importância do cuidado com saúde feminina, entramos agora no novembro azul, mês da prevenção ao câncer de próstata.
Novembro Azul é a campanha que visa conscientizar as pessoas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata, e também para a necessidade de uma regular atenção à saúde do homem.
Seu início
A campanha começou na Austrália em 2003, batizada de Movember, e aproveitou a celebração do Dia Mundial do Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.
No Brasil, teve ascensão em 2014, com a campanha criada pelo instituto Lado a Lado pela Vida, a fim de acabar com o preconceito entre os homens de realizar o exame de toque, e ganhou força através de ações e divulgações.
Câncer de próstata
Uma das principais missões da Campanha do Novembro Azul é promover a conscientização sobre o câncer de próstata, uma doença que costuma se desenvolver lentamente e assintomática.
A próstata é a glândula responsável por gerar e armazenar o sêmen do homem. Este é o tumor mais comum entre os homens, principalmente para aqueles com idade acima de 50 anos.
Este é um tipo de câncer que costuma crescer devagar e sem sintomas. Quando se encontra em um estágio avançado, pode provocar uma sensação de bexiga cheia (mesmo após esvazia-la), dificuldade para urinar, e até sangue na urina.
Diagnóstico e tratamento
Este câncer é diagnosticado tanto por exame laboratorial, através de dosagem do PSA, quanto através do exame de toque. Se glândulas aumentadas ou alterações no PSA forem encontradas, uma biópsia deve ser realizada para determinar a presença do tumor.
O tratamento pode variar. Idade da pessoa, classificação e tamanho do tumor, podem pesar para a decisão do tratamento ideal. Pode ser necessário radioterapia, terapia hormonal ou até cirurgia para a retirada do tumor.
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