Provavelmente você já ouviu falar do apêndice, ou ao menos sobre a doença apendicite, que se dá pela inflamação do órgão. Mas uma dúvida muito comum que paira a cabeça das pessoas é: para que serve o apêndice, afinal?
Poucas pessoas sabem, afinal, muitas dúvidas pairam sobre este órgão e, devido a isso, muitos estudos foram realizados até hoje. E mesmo que não seja de vital importância para o corpo, é um órgão que, se inflamado, pode colocar a vida em risco.
O nome desta condição é chamada de apendicite. Isso se dá porque, quando inflamado, o órgão corre o risco de estourar e, caso estoure, ele espalha diversas bactérias pelo corpo, causando uma infecção geral.
Após diversas pesquisas, foram feitas algumas descobertas sobre o apêndice, porém não se chegou a um consenso sobre sua real função. Neste artigo apresentaremos os principais resultados sobre essas funções.
Estudos: funções do apêndice
Algumas pesquisas apontam o apêndice como parte restante da evolução do corpo humana. Acredita-se que, antigamente, o apêndice fazia parte do nosso sistema digestivo, usado principalmente para auxiliar na digestão de alimentos mais duros.
Como a dieta, e até mesmo preparo dos alimentos, foram se alterando com o tempo, o sistema digestivo também mudou e se adaptou. Com isso o apêndice foi diminuindo e se tornando inativo no corpo humano.
Outros estudos apontaram o apêndice como parte do sistema imunológico, sendo de importância para o organismo. Foi comprovado que o órgão possui células linfoides, que auxiliam no combate a infecções.
Consta no estudo que, conforme a pessoa cresce e se desenvolve, o apêndice acumula essas células, o que ajuda na maturação de outras células que auxiliam o sistema imune a criar anticorpos.
Também foi revelado em outras pesquisas, que o apêndice, na verdade, ainda atua no sistema digestivo. Ele serve como local de armazenamento de bactéria benéficas para o intestino, e são liberadas após momentos de infecções como diarreia.
Quando isso ocorre, as bactérias contidas no apêndice são acionadas e substituem as bactérias que foram perdidas pelo intestino durante a infecção, reestabelecendo seu funcionamento.
Quando a apendicite (inflamação do apêndice) acontece, o ideal é que o médico seja consultado para averiguar a gravidade do quadro. Os médicos que podem melhor tratar dessa condição são: o gastroenterologista, clínico geral e, se necessário, cirurgião abdominal.
Comments