A mente da pessoa com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) trava em medos, ideias, imagens e pensamentos irracionais que causam desconforto, ansiedade e angústia ao paciente.
Por temer que essas ideias se tornem realidade, a pessoa tem compulsões para aliviar a ansiedade gerada pelos pensamentos intrusivos. Por exemplo: um paciente que teme pegar uma bactéria, se limpa constantemente, seja lavando as mãos ou tomando banho por horas.
Subtipos do TOC
De maneira geral, o TOC é subdivido em dois tipos:
• Quando tem mais ideias obsessivas: as imagens, ideias e pensamentos surgem de repente no paciente e, diferente de uma preocupação, são absurdos. Em alguns momentos, a pessoa com TOC reconhece isso, mas, ainda assim, luta contra esses “medos” usando de atos e/ou rituais específicos;
• Quando praticam mais ações compulsivas: esse paciente tem mais comportamentos ou atos mentais repetitivos, que podem ser ou respostas às ideias obsessivas ou maneiras de cumprir regras no intuito de afastar a possibilidade de tal pensamento ocorra.
Sintomas
Os sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo se resumem a:
• Compulsões (respostas aos pensamentos intrusivos) que duram mais de 1 hora, causam sofrimento e, consequentemente, prejuízo à vida social ou profissional da pessoa;
• Não conseguir controlar seus pensamentos ou comportamentos, ainda que reconheça ser excessivos;
• Não sentir prazer ao cumprir os rituais, mas sim um breve alívio da ansiedade gerada;
• Preocupação excessiva com limpeza e higiene pessoal;
• Dificuldade para pronunciar palavras específicas;
• Indecisão frente a situações simples por medo de fazer a escolha errada que possa causar um acidente ou fatalidade;
• Pensamentos agressivos relacionados à morte, acidentes ou doenças.
O TOC tem cura?
Dependendo da situação do paciente, o TOC não tem cura, apenas tratamento para significativa melhora. Ou seja, o paciente aprende a conviver com seus pensamentos e sofre menos com a ansiedade.
A terapia cognitivo-comportamental é uma das abordagens feitas para tratar o transtorno. Basicamente, o paciente é exposto a situação que gera desconforto e ansiedade e trata as reações desencadeadas.
Além disso, há o tratamento medicamentoso, que são inibidores da reabsorção de serotonina (IRSs) e os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) que ajudam a reduzir os sintomas do TOC.
Resumo
TOC é um um transtorno psiquiátrico de ansiedade que gera pensamentos intrusivos e, para alívio da ansiedade, as compulsões.
Pensamentos intrusivos são as obsessões, ou seja, ideias e imagens que invadem a cabeça do paciente com TOC. Podem ser de ordem religiosa, de limpeza ou organização e até mesmo de violência.
Compulsões são atos mentais ou rituais que aliviam brevemente a angústia e ansiedade gerados pelas obsessões.
O TOC tem tratamento e pode ser por meio de abordagens terapêuticas e/ou medicamentosas.