As vezes sentimos desconfortos intestinais, diarreia, dores abdominais e enjoo, mas como saber o que temos de fato? Os mesmos sintomas que podem surgir para um, podem surgir para outro.
Mas apesar de semelhantes, essas condições tem origens diferentes. Enquanto um é provocado por uma infecção por algum vírus, outro pode ser causado por bactérias ou fungos que se proliferaram em alimentos mal preservados.
O diagnóstico geralmente é feito a partir do relato do paciente. Geralmente o paciente com virose relata que alguém da sua família ou trabalho esteve doente nos últimos dias, enquanto o paciente com intoxicação relata que tudo começou após comer determinado alimento.
Como diferenciar
Num geral, por serem duas condições onde os sintomas são muito parecidos, a diferenciação deles também se torna mais complicada. Porém ainda há fatores que podem diferencia-los.
Tanto a duração quanto a intensidade são fatores que devem ser analisados. Numa virose, geralmente os sintomas costumam durar até 5 dias, enquanto na intoxicação alimentar os sintomas e mal estar podem durar mais e ter sintomas mais fortes.
Outro fator interessante de se ficar atento é a febre. Na intoxicação a temperatura corporal costuma ser mais elevada do que em um caso de virose.
Tratamento
Para ambos os casos, se os sintomas forem leves e o paciente estiver com a febre controlada, indo poucas vezes ao banheiro, sem dores abdominais e conseguindo se alimentar ao menos um pouco, então pode-se esperar o corpo reverter o quadro naturalmente.
Para casos onde a diarreia está mais forte, as dores aparecem e a febre se encontra alta, é recomendado que se vá a um médico para que ele possa receitar o medicamento ideal.
Muitas vezes o tratamento pode se basear em uma alimentação leve e muita hidratação, e para alguns casos, se recomenda o uso de analgésicos tanto para dor quanto para a febre, e também medicamentos probióticos para a flora intestinal.
Kommentare